Tendência em Decoração: descubra o seu estilo preferido

Design
Paixão por Design . Design . Tendência em Decoração: descubra o...
Tendência em Decoração: descubra o seu estilo preferido

Como você definiria o que é tendência em decoração de interiores? Uma frase genial de um dos ícones da Moda traduz a ideia de efemeridade que permeia esse conceito. Para Yves Saint Laurent, “A Moda é definida pelo que mais tarde se torna fora de moda”. Na decoração, como na Moda, a miscelânea de referências e estilos se converge em algo novo e atual a todo o momento, alimentando o ciclo que se renova ininterruptamente – como sugerido por YSL.

Apesar de toda a força que uma tendência possa exercer, na hora de decorar um ambiente o que mais importa são as preferências e o estilo de vida de quem irá habitá-lo. Você pode criar uma decoração super antenada, mas não pode abrir mão da sua personalidade: essa é uma premissa básica da decoração. A seguir, o blog da Calper reuniu algumas referências e estilos inspiradores. Descubra o que mais lhe encanta!

Cozy

Uma proposta bem sugestiva para começar. O estilo propõe um resgate às raízes através de objetos que contam a história da família, como os móveis que trazem boas recordações. Um ambiente inspirado no estilo Cozy traduz a ideia de “morar bem”; é confortável, acolhedor, cheio de personalidade, memória afetiva e alma.

Minimalismo

Sabe aquela ideia de “menos é mais”? Essa é uma frase tipicamente minimalista.
A estética minimalista imprime funcionalidade e a sensação de melhor aproveitamento do espaço. Os ambientes devem ser arejados, muito bem servidos de luz natural e desprovidos de muita informação. A escolha dos móveis, acessórios e objetos de decoração é feita com cautela para garantir a utilização daquilo que é absolutamente essencial.

Maximalismo

Quando mais é mais mesmo! Na contramão do estilo minimalista, que prega o uso apenas do que é essencial, o Maximalismo mergulha no universo plural de referências, expresso na combinação ousada de tons vibrantes, texturas variadas e uso de diversos objetos, resultando em uma decoração densa e quente e repleta de informação.

Mid-Century

Móveis de época ou retrô, peças de design e ambientes cheios de elegância e sofisticação. O estilo Mid-Century é uma tendência popular na Califórnia, muito influenciado pelo estilo escandinavo e minimalista. Móveis pés palito são marcas registradas desse estilo.

Iridescente

Essa corrente não nega a influência direta do mundo das passarelas. A tendência chamada de iridescente veio do universo da moda e invadiu a decoração! Peças decorativas e de mobiliário cheias de brilho com efeito furta-cor.

Wabi-Sabi

O estilo – inspirado na filosofia japonesa e no budismo zen, levanta a bandeira contra a ostentação e industrialização excessivas. Defende o uso de móveis antigos – que guardam marcas do tempo, objetos em seu estado mais natural e elementos em conexão com a natureza. Na estética wabi-sabi a beleza está na imperfeição e na autenticidade das coisas.

Hygge

Tendência na decoração de origem dinamarquesa, o estilo Hygge prega o aconchego e a simplicidade. A proposta consiste em levar para o cotidiano, mais conforto, tranquilidade e bem-estar, através do uso de muita luz natural, madeira, velas e texturas.

Floresta Urbana

O fato do verde greenery ter sido eleito a cor do ano pela Pantone reflete o desejo, cada vez mais presente, de estarmos em contato com a natureza. Esse resgate também se expressa no conceito que vem ganhando espaço como proposta de decoração – a Floresta Urbana. A ideia é trazer as folhagens para dentro de casa, compondo uma atmosfera cheia de frescor e despojamento.

Galeria

Estilo Cozy. Fonte: Histórias de casa Estilo Cozy. Fonte: Histórias de casa
Estilo Minimalista. Fonte: Pinterest Estilo Minimalista. Fonte: Pinterest
Estilo Maximalista. Fonte: Pinterest Estilo Maximalista. Fonte: Pinterest
Estilo Mid Century. Fonte: Pinterest Estilo Mid Century. Fonte: Pinterest
Estilo Iridescente. Tom Dixon Estilo Iridescente. Tom Dixon
Estilo Wabi-Sabi. Fonte: Pinterest Estilo Wabi-Sabi. Fonte: Pinterest
Estilo Hygge. Fonte: Pinterest Estilo Hygge. Fonte: Pinterest
Estilo Floresta Urbana. Fonte: Pinterest Estilo Floresta Urbana. Fonte: Pinterest