Sustentabilidade: da teoria à prática

Lifestyle
Paixão por Design . Lifestyle . Sustentabilidade: da teoria à prática
Sustentabilidade: da teoria à prática

Em junho de 1972, aconteceu em Estocolmo, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. O evento reuniu chefes de estado para debater questões relacionadas ao meio ambiente – foi quando o termo sustentabilidade começou a ser difundido. A busca pelo equilíbrio entre desenvolvimento econômico e a redução da degradação ambiental, iniciada ali, evoluiria mais tarde para o conceito de desenvolvimento sustentável.

A conferência de Estocolmo serviu para ratificar uma constatação indiscutível: a de que os recursos naturais são finitos. Isso despertou as empresas para a necessidade de uma atuação mais socialmente responsável, e os consumidores, para tornarem-se mais participativos e conscientes do seu papel. Mas então, qual é de fato o nosso papel e como podemos contribuir para preservar esse equilíbrio?

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A grande aposta para assegurar o desenvolvimento sustentável nos próximos anos são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS), criados em 2015, quando diversos líderes mundiais se reuniram na sede da ONU em Nova York para debater sobre o assunto. Os ODS integram uma nova agenda de desenvolvimento sustentável com metas estabelecidas para que todos os países do mundo possam implementá-las até 2030.

Os objetivos contemplam ações para promover a sustentabilidade em diversas áreas, cabendo aos países defendê-las, e, a cada um de nós, contribuir de maneira mais consciente e participativa. No site da ONU no Brasil é possível conhecer detalhadamente cada um dos dezessete objetivos. Acesse aqui e confira.

No dia a dia

Adote práticas sustentáveis em casa. Recicle o seu lixo. A reciclagem em condomínios pode reduzir o lixo em até 80% e contribuir com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Clique aqui e saiba mais no site do Ministério do Meio Ambiente. Pilhas, baterias de celular e equipamentos eletrônicos obsoletos não devem ser jogados no lixo. O chamado lixo eletrônico é um problema ambiental e deve ser descartado de forma adequada.

Eduque a sua família quanto ao uso consciente da água e da energia elétrica. Não desperdice alimentos. Prefira produtos biodegradáveis; eles agridem menos o meio ambiente. Cultive áreas verdes e cuide bem delas. Sempre que possível, opte pelo transporte coletivo, bicicleta ou caminha a pé. Menos automóveis circulando nas ruas significa menos poluição no ar.

Galeria