O Lifestyle do Recreio dos Bandeirantes

Lifestyle
Paixão por Design . Lifestyle . O Lifestyle do Recreio dos...
O Lifestyle do Recreio dos Bandeirantes

Historicamente, o desenvolvimento do Rio de Janeiro partiu do Porto, no centro da cidade, avançando ao longo da costa em direção ao interior. Um padrão de crescimento típico das metrópoles marítimas. Ainda hoje, a evolução urbana da cidade aponta na direção da orla – condição implícita à sua topografia peculiar, mas que revela também muito do estilo de vida do carioca.

Existem mais de 160 bairros no Rio. O Recreio dos Bandeirantes, bairro nobre da zona oeste, é um dos mais jovens e também o que mais cresce: 120% nos últimos dez anos. O projeto de urbanização do bairro foi concebido em 1953, inspirado no modelo anglo-americano de Cidade Jardim. O criador desse modelo, o inglês Ebenezer Howard, defendia a ideia de criar uma comunidade autônoma em torno de um cinturão verde, unindo ali o melhor da cidade e do campo.

Muito verde, as mais lindas praias da cidade, montanhas, áreas de proteção ambiental, praças bem arborizadas e áreas de lazer a céu aberto. O bairro é um convite para usufruir a natureza, as belezas naturais, a passar mais tempo ao ar livre e a socializar. Pessoas se exercitando no calçadão, surfistas no mar, futevôlei na areia, famílias curtindo a praia – a atmosfera do Recreio revela o estilo de vida descontraído e essencialmente carioca.

O bairro abraça uma área equivalente a zona sul. São aproximadamente 30.655 km² e uma população estimada de 82.240 habitantes distribuídos em 38.705 domicílios. Mais da metade da população é formada por mulheres – cerca de 42.523 habitantes.  Para atender todo esse contingente, o bairro conta com diversos condomínios residenciais e comerciais, shopping centers, supermercados e uma ampla infraestrutura de comércio e serviços.

A implementação do Túnel da Grota Funda e dos corredores viários Transoeste e Transolímpica, acelerou ainda mais o desenvolvimento e valorização do Recreio. A Transoeste tornou mais fácil a locomoção dentro da zona oeste, interligando os bairros da Barra da Tijuca e Santa Cruz, perpassando o Recreio e Guaratiba. Favoreceu também conexão com a zona sul através da Linha 4 do Metrô, no início da Barra da Tijuca.

Galeria

Pedra do Pontal Pedra do Pontal
Surf na praia Surf na praia
Imagem aérea do Recreio Imagem aérea do Recreio
Túnel da Grota Funda Túnel da Grota Funda
Estação BRT Transoeste Estação BRT Transoeste
Imagem aérea - Recreio antigo Imagem aérea - Recreio antigo
Prainha Prainha